Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sonâmbulo (receio andar a dormir com um ouvido desperto... entre tampouco e o seu dobro, um acaso feliz: talvez das músicas mais belas que algum dia tive a sorte de ouvir; ainda por cima, passe o nacionalismo bacoco, escrita e tocada por um português)

por JQ, em 26.10.15

"Durme", João Paulo Esteves da Silva, em 2007

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tenho sonhado com V.C. e não sei porquê

por JQ, em 26.10.15

Sempre fui um puto que dormia, e ainda dormindo vai profundamente, sem quase nunca recordar os filmes que, durante o sono, dizem alguns que, mesmo sem memória deles, ocorrem por cima do pescoço de toda a gente. Daí soarem-me quase exóticas recordações de alguns sonhos meus.

 

tenho-sonhado-com-VC_1.jpg

 tenho-sonhado-com-VC_2.jpg

 

Há várias semanas que sonho com paisagens da minha cidadezinha natal, o que é deveras estranho nesta altura, pois só costumo sonhar com V.C. na última semana antes de lá regressar em migrantes Verões e Natais. Ansiedades familiares, talvez.

 

tenho-sonhado-com-VC_3.jpg

 tenho-sonhado-com-VC_4.jpg

 

Há mais de uma dúzia de anos em Lisboa, há mais de duas dezenas de anos distante do meu rincão natal, soam-me ainda mais esquivos da certeza alguns cenários quase idênticos aos da primeira infância.

 

tenho-sonhado-com-VC_5.jpg

 

tenho-sonhado-com-VC_8.jpg

 

Bizarro detalhe: têm surgido, nestes sonhos recentes, algumas "caras" que nunca se assemelham aos meus conterrâneos; ou são completamente irreconhecíveis ou de gente que não cheguei a conhecer em Lisboa. E sei ler claramente porquê. Exactamente, ou quase, o contrário da interpretação mais imediata de tal incongruência.

Autoria e outros dados (tags, etc)

+1 "clássico" sobre a sempre incerta natureza do Tempo (seria péssimo, por demasiado óbvio, publicar agora algo demasiado erudito... fiquem com o olhar horrivelmente céptico do Sr. Hendrix, tão próximo de tanto do que eu já desisti de acreditar)

por JQ, em 23.10.15

 Moon, turn the tides gently, gently away, The Jimi Hendrix Experience - 1968 

Autoria e outros dados (tags, etc)

O que poderá ser considerado "clássico" hoje em dia (uma salvaguarda contra o vazio?)

por JQ, em 23.10.15

“ […] O que é um «clássico»? Qual a força motriz da sua persistência ao longo dos tempos, através das línguas e das sociedades em constante transformação? O que autoriza as batidas da bengala branca do cego Homero na Dublin de Joyce?

Eu defino um clássico, seja na literatura, na música, nas artes ou na filosofia, como uma forma significante que nos «lê». Lê-nos mais do que nós o lemos (ouvimos, percepcionamos). Não há nada de paradoxal, muito menos de místico, nesta definição. De cada vez que entramos nele, o clássico questiona-nos. Desafia os recursos da nossa consciência e do nosso intelecto, da mente e do corpo (grande parte da resposta estética primária, e até da intelectual, é física), O clássico perguntar-nos-á: «compreendeste?», «re-imaginaste com responsividade?»

[…]

Eu defino o clássico como aquilo em redor do qual esse espaço é eternamente profícuo. Exige-nos que tentemos mais uma vez: Faz com as nossas malformações de leitura, as nossas parcialidades e falhas de compreensão não sejam um caos relativista, um «vale tudo», mas um aprofundamento. As interpretações válidas, a crítica quer que deve ser tomada a sério, são aquelas que tornam visíveis as suas limitações e os seus fracassos. Por sua vez, esta visibilidade contribui para que se torne manifesta a inexauribilidade do objecto. A Sarça ardia com mais fulgor justamente porque o seu intérprete não se podia aproximar demasiado dela.

[…]

Kafka proclamou, com a radicalidade que lhe é característica, que não precisamos de perder tempo com os livros que não se abatem sobre nós como uma machada de alpinista, despedaçando aquilo que está congelado dentro dos nossos crânios e espíritos. Os seus próprios escritos justificam este absolutismo. Colocando a questão de um modo mais tranquilo: o grande texto, obra de arte ou composição musical, as «novidades que permanecem novas» (Ezra Pound), não se limitam a pedir uma recepção compreensiva. Exigem reacção. Pedem-nos uma «acção nova»

[…]

Normalmente, o processo de mudança é gradual. Quase que imperceptivelmente, começamos a reparar que o encontro com o texto modificou a nossa experiência de textos anteriores; que já não observamos como dantes objectos ou pinturas conhecidas; que a música tem outro som. Proust é a insuperável testemunha desses terramotos interiores. Se existir em nós disponibilidade espaço suficiente para a maturação, essas transformações na audição, visão e cognição, essas nova aquisições da memória e da aspiração, traduzir-se-ão em acção. O atributo e paradoxo central do clássico residem no facto de os seus mandamentos serem libertadores. O fulcro da resposta, da reacção, é feito de liberdade compulsiva.

[…]

Os custos (lá voltarei) desta prematura incisão do clássico na minha existência têm sido consideráveis. Na música, os meus prazeres incluem efectivamente o ultramoderno, o contemporâneo. As artes mais experimentais e avant-garde – os vitelos esquartejados, os tijolos no chão de museu – deixam-me indiferente. O papel cardinal do efémero, do populista, em media como a fotografia da nossa cultura passou-me completamente ao lado. Agrada-me, ainda que não a tenha propriamente interiorizado, a autoridade do cinema – possivelmente a grande forma do séc. XX. Todavia, estas miopias radicam numa malaise muito maior. Tendo sido instruído desde tão jovem e tão insistentemente na adoração (a palavra não é nenhum exagero) do clássico, comecei a interrogar-me se a nossa presente situação cultural e intelectual não será a de um posfácio, de um epílogo mais ou menos confuso. Surgirão de novo um Platão ou um Mozart, um Shakespeare ou um Rembrandt, uma Divina Comédia ou uma Crítica da Razão Pura? Em termos lógicos a questão é disparatada. O próximo Miguel Ângelo pode nascer amanhã; ou pode estar a nascer hoje, na rua ao lado. Por que não há-de haver um Proust caribenho, um Beethoven africano? Mas acreditamos sinceramente nesse advento? Ou haverá razões para uma sensação de crepúsculo?

[…]

De um modo quase inconsciente, a excelência amedronta. Pouco importa. Uma vez expostos ao vírus do absoluto, uma vez vista, ouvida e «cheirada» a febre daqueles que buscam a verdade desinteressada, algo do seu brilho crepuscular persistirá nos jovens em questão. Para o resto das suas carreiras, provavelmente bastantes normais e insignificantes, para o resto das suas vidas privadas, esses homens e mulheres estarão equipados com uma salvaguarda contra o vazio.”

 

George Steiner

(excertos de “Errata: An examined life“ - 1997)

Autoria e outros dados (tags, etc)

"Sinfonia agridoce" (no ouvido, um par de "clássicos" do pop-rock dos anos 90 do século passado)

por JQ, em 23.10.15

 I wish I was special

(You're so fucking special)

But I'm a creep, I'm a weirdo

What the hell am I doing here?

I don't belong here

 

Creep, Radiohead - 1993

 

Bitter Sweet Symphony, The Verve, 1997 (crescendo vai o número dos dias em que me apetecia andar assim, derrubando quaisquer obstáculos, mas os limites do meu estatuto profissional e do meu temperamento não mo permitem ; de resto, são já demasiados os que passam vidas a atropelar os outros)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Nada ter para dar ou receber ("selfie" na sempre ilusória 1ª pessoa do plural)

por JQ, em 20.10.15

Não entendemos este rapaz. Escrita na fronte, alguma certeza para onde vai; de relance no olhar, um desencanto talvez filho da mãe. Remete, por vezes, para incertas personagens de bodas, uma ou outra de que ninguém sabe se o convite partiu do noivo ou da noiva. Será um mero intruso? Reparamos na sua figura, chamamo-lo para junto de nós e ele vem, enquanto vai debicando pratos e conversas, sem quase nunca ou nada concluir. Atento ao que dizemos, faz-nos sentir especiais. Por momentos, parece que o lugar dele é aqui. Pouco depois, se nos detemos no seu cirandar, duvidamos se ali ou aqui, nunca de lugar, não serão simples advérbios do seu modo. Fará isso com todos? Por natureza, acaso, ou condenação? Bom, não adianta perguntar de onde vem ou convidá-lo para ficar: levamos de troco meio disparate e um sorriso algo tímido. Sorrimos com ele, claro, apreciamos a sua companhia, mas acabamos quase sempre de mãos vazias. Só então, sempre de relance, entendemos o seu olhar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

"Once I knew you, now I don't" (= the simplicity of Time in these times not so simple)

por JQ, em 20.10.15

Autoria e outros dados (tags, etc)

"Num caixote de lixo atrás da parede do jardim" (memória do final da 1ª infância)

por JQ, em 20.10.15

 

 

 

 

I suppose love lives in a dustbin behind the garden wall

You have to grovel on the ground and be pretty disgusting

To find it at all

 

And I suppose that it grows on you, standing there with no clothes on

And I suppose because there's beautiful girls in this town

I'll stay here till I've chosen one

 

I suppose life's like a hunt, really: the hounds have fun until the fox gets bagged

And not one girl in this town will ever fall in love with me

They'll get dragged

 

Her heart speaks to me, says the room the room the room

Beneath her dress, and I suppose that it beats for me

Like a hammering moon pulling tides through her chest

 

[ ... censura …:]

It seems to me, I suppose, that her heart's not enough

And her love is a swizz

So suppose love lives in a mansion

 

How the hell do I get over the wall?

And if my rope's not stretched the right tension

I won't cross this Grand Canyon at all

 

And I suppose that it grows like a tumor

Spreads like a rumor

Like the grass grows an inch every day

 

And I suppose that, before I even know it, the tide will start flowing

And the drum beneath my jacket will say:

You know you need her everyday

[ ... censura …:]

 

Hammering Heart, Del Amitri, 1985

Autoria e outros dados (tags, etc)

"Selfie"

por JQ, em 16.10.15

Friday I'm In Love, versão dos Yo La Tengo em 2015 (original: The Cure, 1992)

Autoria e outros dados (tags, etc)

LOL vs. LMAO (oh, a moderna idade :)

por JQ, em 16.10.15

Tenho sonhado ultimamente com a minha cidadezinha natal, o que é deveras estranho nesta altura. Sempre fui um puto que dormia, e ainda dorme profundamente, sem qualquer memória dos filmes que, durante o sono, dizem que ocorrem na carola de toda a gente. Daí ser quase exótico recordar-me de sonhos.

 *

Há mais de uma dúzia de anos em Lisboa, há mais de duas dezenas de anos distante desse meu rincão natal, são ainda mais esquivos da certeza alguns cenários quase idênticos ao das minhas primeiras décadas de vida.

 *

A Ciência actual, muito anglo-saxónica, diz-nos que devemos supor que talvez só existam passados imperfeitos (sempre “past tense”, nunca “presente mais-que-perfeito”). No meu caso, mantenho um só par de razões, sobretudo familiares, para, em função de alguma ansiedade, sonhar negativamente com V.C.

 *

Mais um filme? Um doc, no presente caso. Na minha cidadezinha natal (excepto entre os mais pobres… exceptuando meia dúzia de crimes arquitectónicos do pós-25 de Abril… o seu primeiro responsável, que eu saiba, mantém um bom tacho numa petrolífera qualquer) foi crescendo uma espécie de oásis urbanístico, um sítio talvez confortável para viver, mercê do bom gosto de um arquitectozinho arrogante, talvez feliz vítima de uma educação neerlandesa, e, claro, de um autarca, daqueles de perduram demasiado em democracias precoces, também feliz vítima de uma noção quase tradicional do que algum urbano conforto poderia valer.

 *

Nisto, em mim, não resiste qualquer pudor. Precisei viver noutros sítios bem mais feios para pressentir a diferença. Reconheci, uns anos após ter fugido de V.C., o valor desse autarca, no seu bem disfarçado jeito enquanto “ditador esclarecido”. Se só ontem reconheci e hoje reconheço nele algum valor, amanhã só desejarei que a maior parte dos meus contemporâneos não precise da lucidez de alguns ditadores aparentemente “democráticos”.

 *

A sério, é forçoso que cada um pense por si só, sem o ruído de intermediários.

 *

Não nasci ontem. Desde que me lembro de mim, sempre tive uma horrível facilidade em interpretar textos e discursos, mesmo quando não literários. Nunca tive dinheiro para comprar os livros que devia. (Bolas, eram, são tantos! Sempre grato ao favor sem preço, durante a minha infância e puberdade, aos furgões, às itinerantes bibliotecas da Fundação Gulbenkian).

 *

Do outro lado, as bibliotecas universitárias, que, por razões decerto sanitárias, nunca me deixaram fumar durante a leitura. Ei! Nisso tudo bem. A saúde física vale quase sempre a pena. Mas e após…

 *

Ok, bye, bye, leituras obrigatórias. Nem imaginam como driblei testes e frequências universitárias através de fintas de alguma imaginação. De início, a quantidade de “17’s” assustou-me. Eram demasiados. Não passo de um idiota. No meu turismo mais natural, francamente desprovido de qualquer interesse académico, juro que cheguei a perguntar a meia-dúzia de professores e professoras mais queridos/as: “17, outra vez?! Pelo que escrevi, talvez apenas um 14, um 13, talvez!, tenho a certeza de que me faltou tanto por dizer"  

*

Nem imaginam o que ouvi, de alguns profes que ainda tanto admiro, sobre algum exagero nas minhas notas públicas, comparativamente às "notas mais privadas!"

*

Claro que entendo o pragmatismo contemporâneo, enquanto noção útil para a quotidiana vida das gentes. Perdoem-me, se puderem, mas de quase tudo que essa malta, decerto bem intencionada (ok, quase nenhuns :), preferindo vou o que a Ilusão, mesmo escondendo, revelando vai.

 *

(LOL, mais um post do meu umbigo,

por eliminar ou completar nos próximos dias…

sabem que menos, hoje já quase ninguém diz “LOL”,

descobri há pouco a moda actual: “LMAO”

ou seja, “Laughing My Ass Out”…, bom,

evitem pedir-me a tradução de verdades alheias :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Sydney Pollack sobre Frank Gehry

por JQ, em 12.10.15

"Sketches From Frank Gehry", Sydney Pollack, 2006 (uma opinião avulsa?: curiosa em Gehry a tendência para justificar "o seu modernismo" com referências musicais, literárias e arquitectónicas quase só "pré-modernas"... :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Clássico, ou perto disso ("pura maldade": mais um exercício, deveras auto-depreciativo, em forma de “tweeting blogpost”...:)

por JQ, em 12.10.15

P.f., não metam Freud nisto: sempre detestei qualquer excesso de linhas rectas, tanto no desenho como na música, até na arquitectura de qualquer edifício ou pensar.

*

Perguntem ao vosso ainda unívoco Deus: por que raio, após um criativo/adâmico início, tão pleno de ângulos rectos (oh, tão “Macho Men”, no pior “Village People” sentido da coisa), decidiu criar mulheres (oh, que horror! :), criaturas bem mais belas, “mais redondas”, talvez mais próximas da natureza deste Universo?

*

Um destes dias tive a sorte de agarrar, num raro doc televisivo, a demonstração de que uma linha recta (no âmbito de um plano inclinado) nem sempre é o caminho mais curto entre dois pontos. O assunto era matemática, mas trata-se de música, n´é?

*

Parece que um jovem matemático italiano (cujo nome, desafortunamente, não fixei), da 2ª metade do séc. XVII terá enviado uma dúzia de cartas a renomados matemáticos do seu tempo, com um desafio só aparentemente simples. 

*

Premissa - dois objectos idênticos (esféricos, de preferência, ok, um par de bolas...) em dois planos inclinados paralelos, ambos com os mesmos pontos de partida e chegada; um numa linha recta, outro numa linha curva (sendo esta, obviamente mais longa). Questão plena de "malandragem": qual delas seria o trajecto mais rápido?

*

4 dos 12 terão respondido acertamente. 2 deles, Isaac Newton e Gottfried Leibniz, quase absolutos gémeos/rivais antes, durante e depois disso, nunca mais se terão conciliado. O assunto era matemática, mas trata-se de música, n´é?

*

Ainda preso numa quase animal aversão à dor e a hospitais, avesso a cilícios sonoros como 99% do heavy-metal, talvez 89% do hip-hop, bem mais do que 79% do chamado “indie-pop” actual…

*

Talvez seja impossível, até para um marginal telecomunicativo ou televisivo ou radiofónico, conseguir sintonizar permanentemente o canal Mezzo, a Antena 2 da RDP, só como exemplos maiores, das escolhas musicais de que dispondo vou (ei!, já experimentaram o ´blogspot “Arpose”´?)…

*

Sem remissão possível, um moicano (repito-me: raramente telecomunicativo, i.e, electrónico, televisivo ou radiofónico) acaba por se obrigar/ser obrigado a atravessar desertos contemporâneos, em busca de oásis em vias de extinção. A TV por cabo, quase sempre cu-axial, por exemplo.

*

Outro exemplo?: Um destes dias, quase juraria ter tele-visto/ouvido o saudoso David Attenborough dizendo que, chiça!, 80-90% das flores existentes neste planeta pertencem às famílias das simultaneamente mais bonitas e mórbidas orquídeas.

*

(Auto-ironia: oh, será que, mesmo que tão numerosa, gostaria de pertencer a uma família assim quesilenta, tão mal-cheirosa… só por isso terei vindo para Lisboa? :)

*

Assim, de repente, como que brincando com o meu passado, pensando no exagero de plátanos (uma árvore aparentemente aborrecida e aborrecente) existentes na minha cidadezinha natal:

*

Sim, durante a adolescência, também consciente do défice de petúnias, na escassez de líri(c)os gladíolos e por aí fora ou dentro, reservando para mim o distante benefício doutras flores, desde que raras. Nisto, bem sei que recluso, entre ideias, floras, zoofilias e lugares demasiado comuns, tento permanecer fora de prazo.

*

A sério, durante a minha puberdade, calhou ter provavelmente lido bem mais do que a maior parte do meu escalão etário, mas seria deveras péssimo servir-me de qualquer “mais meu” como argumento de autoridade.

*

Por mais que eu me esforce por não frequentar sítios e tempos comuns entre mim e quem já me conheceu, há uns largos meses, calhou cruzar-me com um antigo colega, que, quando o conheci na FLUL, insistia que eu deveria publicar “em papel” (só por isso, passe a boa-fé inclusa, um “chato do caraças”)

*

Um dos “piores sacanas possíveis" (brinco, claro: “bloquista”, mas, apesar dessa sua condição, para mim tão dúbia, continua horrivelmente tão adorável como uma boa parte dos monárquicos que tive a fortuna de conhecer…).

*

Em plena Baixa alfacinha, servindo-se de uma expressão que eu, há um par de anos, lhe repeti, disparou, com um sorriso “empaticamente assassino”: “As árvores, contigo, podem continuar a dormir descansadas? :)

*

(Urgh!, apeteceu-me bater-lhe... claro que nunca :). Este “semi-real/semi-caviar sacana” confrontou-me (ora bolas, sei bem que apenas tentou suscitar em mim um empático sorriso), provocando-me com “a verdade possível”, outro conceito que, sempre disso desconfiando, defendendo vou diante de quem mais gosto.

*

Durante algumas décadas de subvida, após tanto eucalipto em redor, apenas ficou mais claro que o que mais vale – um só carvalho, por exemplo - talvez perdure mais do que qualquer floresta. Convenho, quase nunca não.

Acredite-se, ao menos nisto: mesmo quando quase todos que valorizo esmorecendo vão, uns poucos de vós, num misto de ciência e boa-fé, vão-se esforçando por levar esta humana arca ao melhor porto possível (quem?, conheci uns poucos, mas não são famosos:).

*

Bolas!, alguns de vós talvez nem imaginem quanto aprecio a maior parte da vossa vós (cambada de piratas e marginais sem dó :). Desculpem-me a discrição. Ainda bem que persistem.

*

Eu já não, obviamente. Auto-ironia: é tão confortável ser céptico ou cínico, envolto num qualquer vácuo, desses tantos, à solta por aí fora, talvez demasiado "dentro de mim”, talvez, apenas por isso, só virtualmente distante de vós.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pág. 1/2



Alguns riscos


Indícios?, por demais

um tremendo cansaço

de coisas feias, e daí

sons, diversos traços

caracteres alguns

de um rasto só


Algum tempo:


2017 Janeiro 2016 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Janeiro ; 2015 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Janeiro ; 2014 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Janeiro; 2013 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Janeiro; 2012 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho


Junho 2006/Junho 2012

(arquivos não acessíveis

via Google Chrome)


Algumas pessoas:


T ; José Carvalho da Costa, Francisco Q ; Alcino V, Vitor P ; José Carlos T, Fernando C, Eduardo F ; Paulo V, "Suf", Zé Manel, Miguel D, S, Isabel, Nancy ; Zé T, Marcelo, Faria, Eliana ; Isabel ; Ana C ; Paula, Carlos, Luís, Pedro, Sofia, Pli ; Miguel B ; professores Manuel João, Rogério, Fátima Marinho, Carlos Reis, Isabel Almeida, Paula Morão, Ivo Castro, Rita Veloso, Diana Almeida


Outros que, no exacto antípoda dos anteriores, despertam o pior de mim:


Demasiados. Não cabem aqui. É tudo gente discursivamente feia. Acendendo a TV ou ouvindo quem fora dela reproduz agendas mediáticas, entre o vómito e o tédio a lista tornar-se-ia insuportavelmente longa.


Uma chave, mais um chavão? A cultura popular do início deste séc. XXI fede !


joseqcarvalho@sapo.pt


Alguns nomes:


José Afonso ; 13th Floor Elevators, The Monks, The Sonics, The Doors, Jimi Hendrix, The Stooges, Velvet Underground, Love / Arthur Lee, Pink Floyd (1967-1972), Can, Soft Machine, King Crimson, Roxy Music; Nick Drake, Lou Reed, John Cale, Neil Young, Joni Mitchell, Led Zeppelin, Frank Zappa ; Lincoln Chase, Curtis Mayfield, Sly & The Family Stone ; The Clash, Joy Division, The Fall, Echo & The Bunnymen ; Ramones, Pere Ubu, Talking Heads, The Gun Club, Sonic Youth, Pixies, Radiohead, Tindersticks, Divine Comedy, Cornelius, Portishead, Beirut, Yo La Tengo, The Magnetic Fields, Smog / Bill Callahan, Lambchop, Califone, My Brightest Diamond, Tuneyards ; Arthur Russell, David Sylvian, Brian Eno, Scott Walker, Tom Zé, Nick Cave ; The Lounge Lizards / John Lurie, Blurt / Ted Milton, Bill Evans, Chet Baker, John Coltrane, Jimmy Smith ; Linton Kwesi Johnson, Lee "Scratch" Perry ; Jacques Brel, Tom Waits, Amália Rodrigues ; Nils Frahm, Peter Broderick, Greg Haines, Hauschka ; Franz Schubert, Franz Liszt, Eric Satie, Igor Stravinsky, György Ligeti ; Boris Berezovsky, Gina Bachauer, Ivo Pogorelich, Jascha Heifetz, David Oistrakh, Daniil Trifonov


Outros nomes:


Agustina Bessa Luís, Anna Akhmatova, António Franco Alexandre, Armando Silva Carvalho, Bob Dylan, Boris Vian, Carl Sagan, Cole Porter, Daniil Kharms, Evgeni Evtuchenko, Fernando Pessoa, George Steiner, Gonçalo M. Tavares, Guy Debord, Hans Magnus Enzensberger, Harold Bloom, Heiner Müller, João MIguel Fernandes Jorge, John Mateer, John McDowell, Jorge de Sena, José Afonso, Jürgen Habermas, Kevin Davies, Kurt Vonnegut Jr., Lêdo Ivo, Leonard Cohen, Luís de Camões, Luís Quintais, Marcel Proust, Marina Tzvietaieva, Mário Cesariny, Noam Chomsky, Ossip Mandelstam, Ray Brassier, Raymond Williams, Roland Barthes, Sá de Miranda, Safo, Sergei Yessinin, Shakespeare, Sofia M. B. Andresen, Ted Benton, Vitorino Nemésio, Vladimir Maiakovski, Wallace Stevens, Walter Benjamin, W.H. Auden, Wislawa Szymborska, Zbigniew Herbert, Zygmunt Bauman


Algum som & imagem:


Avec élégance

Crazy clown time

Danse infernale

Dark waters

Der himmel über berlin

Forever dolphin love

For Nam June Paik

Gridlocks

Happy ending

Lilac Wine

L'heure exquise

LoopLoop

Materials

Megalomania

Metachaos

Nascent

Orphée

Sailing days

Soliloquy about...

Solipsist

Sorry, I'm late

Submerged

Surface

Their Lullaby

The raw shark texts

Urban abstract

Unter