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Se algum dia me desse para tuítar

por JQ, em 03.03.15

Em “Dialectic of Enlightenment” (1ª ed. 1944, revista em 1947), coisa que tive a sorte de ser obrigado a estudar na FLUL, Adorno e Horkheimer denunciaram uma espécie de pensamento único promovido pelas cinco maiores produtoras de cinema de Hollywwod daquele tempo.

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“Little did they know” é uma expressão recorrente no início de parágrafos de Kurt Vonnegut, Jr., o meu prosador favorito por volta dos 20 anos.

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Naturalmente, Adorno e Horkheimer, em 1944, não conseguiram imaginar o advento da tv por cabo, nem da internet, e ainda menos a monocórdica “diversidade” que, agora, a todos rodeia e a alguns, como eu, sufoca.

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Na minha infância e juventude, queixava-me frequentemente de que jornais e têvês, através de inúmeros velhotes definitivamente chatos, veiculavam sobretudo informação para adultos.

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“Little did I know” é uma expressão recorrente no início de parágrafos de Kurt Vonnegut, Jr., o meu prosador favorito por volta dos 20 anos.

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Ao entrar nesta cada vez mais provecta idade, queixo-me frequentemente de que a informação veiculada pelos media actuais, se não se destinam apenas à miudagem, soam como que se quisessem infantilizar gentes de todas as idades.

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“Tem cuidado com o que condenas. Frequentemente darás por ti a conceder-lhes quase toda a razão mais tarde”, tem sido um mandamento de um evangelho que só dentro de mim escrevi.

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É, sobretudo, gente da minha geração, mais e menos 10 anos, que actualmente ocupa os cargos de topo desse pântano difuso, pleno de ruído, entre a finança, a política e os media.

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Quase todos da minha geração, mais e menos 10 anos, cresceram no desejo de que a vida, em termos gerais, e a informação em particular, deveria ser mais divertida, mais irreverente...

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“Little did we know” é uma expressão recorrente no início de parágrafos de Kurt Vonnegut, Jr., o meu prosador favorito por volta dos 20 anos.

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Quantos de nós, da minha geração, mais e menos 10 anos, agora olham para o infotainment actualmente predominante, que quase todos fomos promovendo, como algo absolutamente bestificante, como causa subjacente ao crescimento do fosso entre ricos e pobres, entre os decentemente informados e os cada vez mais distraídos (sim, ignorantes!)?

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Um dia destes, num zapping televisivo, saltei de uma cena de “North By Northwest”, de Hitchcock, para aterrar numa série qualquer de polícias e ladrões do AXN ou da FOX, já não sei bem qual. Querem que vos conte um acaso revelador de quanto isto só vai piorando? Sei que não querem, mas, pura maldade, eu conto ainda assim…

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Na cena que abandonei em "North By Northwest" a câmara filmava o serpentear de um comboio na margem de um rio cavado entre montanhas. Na cena em que caí, nessa série televisiva de polícias e ladrões, a câmara filmava também o serpentear de um comboio na margem de um rio cavado entre montanhas.

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Nunca valorizei livros e filmes policiais. E, daí, também não Hitchcock. Sei bem que se servia de intrigas sobretudo policiais (confronte-se com a estética e argumentos dos “filmes negros” da RKO, no pós-2ª guerra mundial), para demonstrar a possibilidade do “Mal” em todos nós… Adiante.

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Foi para mim obsceno o contraste entre o enquadramento gráfico da cena de Hitchcock e o da série televisiva. No primeiro era notória uma preocupação estética (no rectângulo da tela era visível uma espécie de equilíbrio intencional entre a dimensão do comboio, do rio e das montanhas...)

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Na série televisiva, o enquadramento entre o comboio, o rio e as montanhas parecia quase tão javardo, tão casual como os selfies e 99% das imagens que pululam no facebook, no twitter ou no instagram.

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Há um par de Verões, disse-me um dos mais próximos amigos da minha adolescência: "Deixa-te de blogues e de poesias... ninguém quer saber disso... vem para o "face"... estamos todos "lá". Servindo-me da faceconta de T, fui "lá", só para concluir que, exceptuando um ou dois, quase ninguém nunca publicou quase nada que valha a pena apreender.

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Deixei um rugido no fundo deste blog: ”a cultura popular do início deste séc. XXI fede!”

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E de novo: quantos de nós, da minha geração, mais e menos 10 anos, agora olham para o infotainment actualmente predominante, que quase todos fomos promovendo, como algo absolutamente bestificante, como causa subjacente ao crescimento do fosso entre ricos e pobres, entre os decentemente informados e os cada vez mais distraídos (sim, ignorantes!)?

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“I rest my case” é uma expressão muito comum em séries policiais muito judiciosas, de crime e castigo, né?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Alguns riscos


Indícios?, por demais

um tremendo cansaço

de coisas feias, e daí

sons, diversos traços

caracteres alguns

de um rasto só


Algum tempo:


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Junho 2006/Junho 2012

(arquivos não acessíveis

via Google Chrome)


Algumas pessoas:


T ; José Carvalho da Costa, Francisco Q ; Alcino V, Vitor P ; José Carlos T, Fernando C, Eduardo F ; Paulo V, "Suf", Zé Manel, Miguel D, S, Isabel, Nancy ; Zé T, Marcelo, Faria, Eliana ; Isabel ; Ana C ; Paula, Carlos, Luís, Pedro, Sofia, Pli ; Miguel B ; professores Manuel João, Rogério, Fátima Marinho, Carlos Reis, Isabel Almeida, Paula Morão, Ivo Castro, Rita Veloso, Diana Almeida


Outros que, no exacto antípoda dos anteriores, despertam o pior de mim:


Demasiados. Não cabem aqui. É tudo gente discursivamente feia. Acendendo a TV ou ouvindo quem fora dela reproduz agendas mediáticas, entre o vómito e o tédio a lista tornar-se-ia insuportavelmente longa.


Uma chave, mais um chavão? A cultura popular do início deste séc. XXI fede !


joseqcarvalho@sapo.pt


Alguns nomes:


José Afonso ; 13th Floor Elevators, The Monks, The Sonics, The Doors, Jimi Hendrix, The Stooges, Velvet Underground, Love / Arthur Lee, Pink Floyd (1967-1972), Can, Soft Machine, King Crimson, Roxy Music; Nick Drake, Lou Reed, John Cale, Neil Young, Joni Mitchell, Led Zeppelin, Frank Zappa ; Lincoln Chase, Curtis Mayfield, Sly & The Family Stone ; The Clash, Joy Division, The Fall, Echo & The Bunnymen ; Ramones, Pere Ubu, Talking Heads, The Gun Club, Sonic Youth, Pixies, Radiohead, Tindersticks, Divine Comedy, Cornelius, Portishead, Beirut, Yo La Tengo, The Magnetic Fields, Smog / Bill Callahan, Lambchop, Califone, My Brightest Diamond, Tuneyards ; Arthur Russell, David Sylvian, Brian Eno, Scott Walker, Tom Zé, Nick Cave ; The Lounge Lizards / John Lurie, Blurt / Ted Milton, Bill Evans, Chet Baker, John Coltrane, Jimmy Smith ; Linton Kwesi Johnson, Lee "Scratch" Perry ; Jacques Brel, Tom Waits, Amália Rodrigues ; Nils Frahm, Peter Broderick, Greg Haines, Hauschka ; Franz Schubert, Franz Liszt, Eric Satie, Igor Stravinsky, György Ligeti ; Boris Berezovsky, Gina Bachauer, Ivo Pogorelich, Jascha Heifetz, David Oistrakh, Daniil Trifonov


Outros nomes:


Agustina Bessa Luís, Anna Akhmatova, António Franco Alexandre, Armando Silva Carvalho, Bob Dylan, Boris Vian, Carl Sagan, Cole Porter, Daniil Kharms, Evgeni Evtuchenko, Fernando Pessoa, George Steiner, Gonçalo M. Tavares, Guy Debord, Hans Magnus Enzensberger, Harold Bloom, Heiner Müller, João MIguel Fernandes Jorge, John Mateer, John McDowell, Jorge de Sena, José Afonso, Jürgen Habermas, Kevin Davies, Kurt Vonnegut Jr., Lêdo Ivo, Leonard Cohen, Luís de Camões, Luís Quintais, Marcel Proust, Marina Tzvietaieva, Mário Cesariny, Noam Chomsky, Ossip Mandelstam, Ray Brassier, Raymond Williams, Roland Barthes, Sá de Miranda, Safo, Sergei Yessinin, Shakespeare, Sofia M. B. Andresen, Ted Benton, Vitorino Nemésio, Vladimir Maiakovski, Wallace Stevens, Walter Benjamin, W.H. Auden, Wislawa Szymborska, Zbigniew Herbert, Zygmunt Bauman


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Materials

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